Acessibilidade? Usabilidade?
O que seriam essas palavras?
Bom, muita gente nâo sabe e nem tem ideia do que pode ser isso. Dai me pergunto: o porque essas pessoas entâo falam tanto em site acessivel ou outro produto acessivel ao usuário, se nâo tem idéia do que seja acessibilidade. Isso chega a ser frustante pois acessibilidade provêm de ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece, como leitores de tela especiais que ajudam na leitura de um site ou sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
Hoje em dia, nota-se que os deficientes visuais entâo aparecendo mais no mercado, entâo porque nâo melhorar o seu dia a dia tornando um site acessível para eles? Todavia, se perguntar para as pessoas, ninguém sabe como fazer isso e nem como começar. Entáo por que estes nâo se instruem para melhoria da rotina dessas pessoas, pois elas tem capacitadade tanto quanto nós, as vezes até melhores pelo simples fato de terem os outros sentidos mais aflorados e trabalhados, o que em certas situaçôes facilita o trabalho.
A Unisul, possui hoje recursos para alunos com essas deficiencias, no curso de jornalismo, por exemplo, tem um aluno que é cego, mas isso nao o impede de vir a aula e ser considerado um dos melhores alunos. Isso porque facilitam a rotina deles através desses recursos, como esses leitores ou sintetizadores.
Algumas empresas hoje, já estâo indo atrås dessa igualdade para superar sua concorrência pois assim, ganhará grandes clientes e ampliará seus horizontes se destacando no mercado de trabalho.
Enfim, acho que as pessoas ainda tem muito preconceito com relaçâo a tentar modificar ou até mesmo tentar saber o porque que ainda a rotina desses deficientes visuais nâo é igual ao das pessoas consideradas "normais". Ta na hora de o povo começar a estudar sobre como igualar isso para se crescer, além de ver como é gratificante perceber como a separaçâo das pessoas é inútil e desnecessária, pois podem ajudar no ambiente de trabalho, conviver "normalmente" e passar a ter uma vida sem regras ou restriçôes.
Bom, entâo mâos a obra pessoal! O mundo merece ser igual para todos, tendo ou nâo alguma deficiência.
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário